sexta-feira, 6 de maio de 2011

Culto Especial de Páscoa

Mulheres, Anjos da Ressurreição
Primeiras a ver, Por serem últimas a abandonar...


Objetivo: Destacar a importância das mulheres na ocasião da ressurreição.
Tema Bíblico: (MT 28, 1-8)

“Desde sempre se pergunta como é que as “piedosas mulheres” foram as primeiras a ver o Ressuscitado e a elas foi dado o encargo de anunciá-lo aos apóstolos.
Este era o modo mais garantido para tornar a ressurreição pouco crível. O testemunho de uma mulher não tinha algum valor em juízo. Talvez exatamente por este motivo nenhuma mulher apareça na longa lista redigida por Paulo (cf. 1 Cor 15, 5-8) dos que viram o Ressuscitado. Os próprios apóstolos no início tomaram as palavras das mulheres como “um desvario” feminino e não acreditaram nelas (Luc 24, 11).

“As mulheres foram as primeiras a vê-lo ressuscitado porque foram as últimas a abandoná-lo morto e inclusive após a morte vinham trazer perfumes ao seu sepulcro (Mc 16, 1)”.

Devemos perguntar-nos o porquê deste fato: por que as mulheres resistiram ao escândalo da cruz? Por que permaneceram próximas quando tudo parecia acabado e também os seus discípulos mais íntimos o tinham abandonado e estavam organizando o regresso a casa?

Jesus deu antecipadamente esta resposta, quando ao responder a Simão, disse sobre a pecadora que lhe tinha lavado e beijado os pés: "Muito amou!" (Luc 7, 47). As mulheres seguiram Jesus por ele mesmo, por gratidão ao bem que dele receberam, não pela esperança de fazer carreira ao seu seguimento. Não lhes foram prometidos "doze tronos", nem elas pediram para sentar à direita e à esquerda no seu Reino. Seguiam-no, está escrito, "para o servir" (Luc 8, 3; MT 27, 55); eram as únicas, depois de Maria, a Mãe, a ter assimilado o espírito do evangelho. Tinham seguido as razões do coração e estas não as tinham enganado.

A grande crise de fé no mundo de hoje deve-se ao fato de que não se ouvem as razões do coração, mas somente aquelas contorcidas da mente.
Não é difícil entender porque somos tão ansiosos para aumentar os nossos conhecimentos e tão pouco para aumentar a nossa capacidade de amar: o conhecimento traduz-se automaticamente em poder, o amor em serviço.

Materiais a serem usados:
Papel cartão para decorar a sala com a Frase: “Mulheres, Anjos da Ressurreição”;
Confeccionar convites para serem entregues com antecedência.
Confeccionar lembrancinha com tema de páscoa. Ex: Uma cruz “marca página” Feitas com papel cartão, com a inscrição “Ele não esta aqui, Já ressuscitou!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário