sexta-feira, 6 de maio de 2011

Culto Especial dia das Mães

Mães Que Você Precisa Conhecer




Objetivo: Aprender com as mães da Bíblia

Eva, a mãe de todos, por exemplo, cedeu à tentação (um bom lembrete para pensarmos antes como agir) e afetou o mundo para sempre (graças a ela, as mulheres experimentam a dor no parto...).
Também temos Joquebede, cujo estilo de maternidade foi extremamente criativo: para salvar a vida do seu filho, colocou-o num cesto e deixou-o flutuar pelo Nilo!
Temos Ana, tão perturbada por causa de seus longos anos de infertilidade, que o sacerdote pensou que ela estivesse bêbada!


1. A mãe manipuladora: Rebeca - Gênesis Capítulos 24; 25; 27

2. Uma mãe criativa: Joquebede - Êxodo Cap. 2 vers. 1 ao 10; Números Cap. 26 vers. 59

3. Uma mulher estéril e sua fé: A mulher de manoá/mãe de Sansão - Juízes Cap. 13 ao 16

4. Esperança na infertilidade: Ana - I Samuel Cap. 1 vers. 1 até Cap. 2 vers. 21

5. Criando um filho sozinha: A viúva de Serepta - I Reis Cap. 17 vers. 8 ao 24

6. Apresentando seus favoritos: A mãe de Tiago e João - Mateus Cap. 20 vers. 20 ao 28

7. Uma mãe humilde a graciosa: Maria, mãe de Jesus - Mateus Cap. 1 vers. 16 ao Cap. 2 vers 23; Marcos Cap. 6 vers. 16; Lucas Cap. 1 vers. 26 ao 56; Cap. 2 vers. 1 ao 52; João Cap. 2 vers. 1 ao 12; Cap. 19 vedrs. 25 ao 27; Atos Cap. 1 vers. 12 ao 14

8. Uma vida simples, mas de grande impacto: Ana - Lucas Cap. 2 vers. 36 ao 38

9. Esperando em Deus: Sara - Gênesis Cap. 11 vers. 29 até Cap. 23 vers. 20; Cap. 24 vers. 34 ao 38; Cap. 24 vers. 66 até Cap. 25 vers. 11; Cap. 49 vers. 29 ao 33; Isaías Cap. 51 vers. 1 e 2; Romanos Cap. 4 vers. 18 ao 25; Cap. 9 vers. 6 ao 9

10. Transmitindo a fé: Lóide e Eunice - 2 Timóteo Cap. 1 vers. 1 ao 7

ANA
Esperança na infertilidade-


I Samuel Cap. 1 vers. 1 até Cap. 2 vers. 21
Ana é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de I Samuel como a mãe do próprio Samuel. Segundo a história bíblica, Elcana, pai de Samuel, tinha duas esposas: Ana e Penina. Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril. Todos os anos, quando Elcana e sua família iam peregrinar no templo de Deus em Siló, Penina provocava Ana humilhando-a por causa da esterelidade. Certa vez, Ana sentiu-se profundamente amargurada após ter sido provocada por Penina e, quando entrou no templo, começou a orar intensamente e chorava. Não dizia nenhuma palavra, mas comunicava-se com Deus através de seu coração, tendo feito uma promessa em que, caso tivesse um filho varão, este se tornaria um nazireu e iria servir desde criança à religião dedicando-se ao sacerdócio. Deus atendeu o pedido de Ana e, assim que ela e seu marido retornaram para a residência da família nas montanhas de Efraim, Ana engravidou e teve um filho - Samuel. Depois que Samuel desmamou, Ana, com o consentimento de Elcana, apresentou Samuel no templo e na ocasião compôs um belo cântico no estilo dos salmos.


REBECA
A mãe manipuladora: Gênesis Capítulos 24; 25; 27
Rebeca foi descoberta por Eliezer, servo de Abraão, que orou a Deus e pediu um sinal, no qual aparecesse uma donzela de grande formosura que dará de beber água a ele e aos seus camelos antes de a si própria (Gênesis 24;43-46). Coisa que não é normal até os dias de hoje. O dote de Rebeca foi o de maior proporção e riquezas da época. Foram oferecidos dez camelos (Gênesis 24;10) e vários utensílios de ouro. Após ter saciada sua sede e a de seus camelos, Eliezer imediatamente deu a Rebeca um pendente e duas pulseiras de ouro (Gênesis 24;47), e o resto do tesouro foi para o seu pai Betuel. Rebeca era ótima cozinheira, e ensinou tudo a seu filho Jacó que por sua vez era muito parecido com a mãe, e estava atento a todas as coisas que Rebeca fazia. Rebeca tinha certeza que Jacó era o verdadeiro herdeiro da benção de Deus, pois soubera ela interpretar a profecia " o maior servirá ao menor." (Gênesis 25;23) Ora, Esaú de fato era o maior e mais forte, era grande de estatura, e seu corpo era peludo (Gênesis 25;25), não dava muita importância no valor da primogenitura e chegou a trocá-la por um prato de lentilhas (Gênesis 25;34), tomava para si mulheres estrangeiras (Gênesis 23:34). Rebeca ensinou também a Jacó o valor de sua parentela (Gênesis 26:35), no qual ele tomaria para si somente mulheres entre o seu povo: (Que no futuro seria sua sobrinha, a bela Raquel). Rebeca tinha certeza que estava fazendo a vontade de Deus quando aconselhou a Jacó a se passar por Esaú e receber as bençãos de Deus (Gênesis 27;6-17). Jacó então recebeu todas as bençãos de Deus, Jacó é o pai da nação de Israel junto com a bela Raquel, a mãe, e Rebeca, a avó. Rebeca adoeceu durante o exílio de Jacó na casa de seu irmão Labão, e morreu durante o retorno de Jacó a Canaã com sua grandiosa família, empregados, e possessões. Débora foi quem cuidou de Rebeca até o seu falecimento


JOQUEBEDE
Uma mãe criativa
Êxodo Cap. 2 vers. 1 ao 10; Números Cap. 26 vers. 59
De acordo com a Bíblia Hebraica, Joquebede ou Yochéved "O Senhor é glória" foi a esposa de Anrão e a mãe de Aarão, Moisés e Miriam (Êxodo 6:20). Joquedebe e Anrão eram da Tribo de Levi. Joquebede ao ver que o rei do Egito vinha para matar os menores de dois anos de idade, jogou seu filho num cesto de junco ao rio Nilo. O menino cresceu e se tornou grande profeta. Seu nome era Moisés.


A VIÚVA DE SEREPTA
Criando um filho sozinha:I Reis Cap. 17 vers. 8 ao 24
O seu nome não sabemos mas a conhecemos como "a viúva de Sarepta". Mulher de coração bom que nos deixou um exemplo de humildade e fé no Deus que pouco a pouco ela foi conhecendo. Esta pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e para seu filho comerem e, depois, morrerem.
Ah, irmã, eu não sei o que faria nesta situação! Não sei como estaria o meu coração - se aberto para ouvir o que o profeta falava (de um Deus que eu não conhecia) ou se fechado pensando apenas em mim e no meu filho. Por um lado, eu estaria agindo com amor, misericórdia e pena de alguém que, assim como eu, também estava faminto e, por outro lado, estaria agindo egoisticamente, pensando somente em mim e no meu filho. A decisão desta mulher, que estava a um passo da morte, foi uma decisão sábia, corajosa, misericordiosa e cheia de compaixão para com o profeta. Ela decidiu não só abrir a sua mão mas também o seu coração para dividir o pouco que tinha, E Deus não permitio que faltasse alimento mais em sua mesa.




MARIA, MÃE DE JESUS
Uma mãe humilde a graciosa
Mateus Cap. 1 vers. 16 ao Cap. 2 vers 23; Marcos Cap. 6 vers. 16; Lucas Cap. 1 vers. 26 ao 56; Cap. 2 vers. 1 ao 52; João Cap. 2 vers. 1 ao 12; Cap. 19 vedrs. 25 ao 27; Atos Cap. 1 vers. 12 ao 14
• O aparecimento do arcanjo Gabriel, e anúncio de que seria ela a mãe do Filho de Deus, o prometido Messias (ou Cristo). (Lucas 1:26-56 a Lucas 2:1-52; compare com Mateus 1:2).
• A visitação à sua prima Isabel e o Magnificat (Lc. 1,39-56).
• O nascimento do Filho de Deus em Belém, a adoração dos pastores e dos reis magos (Lc. 2,1-20).
• A Sua purificação e a apresentação do Menino Jesus no templo (Lc. 2,22-38).
• À procura do Menino-Deus no templo debatendo com os doutores da lei (Lc. 2,41-50).
• Meditando sobre todos estes fatos (Lc. 2,51).
• Nas bodas de Casamento em Caná, na Galiléia. (João 2:1-11)
• À procura de Cristo enquanto este pregava e o elogio que Lhe faz (Lc. 8,19-21) e (Mc. 3, 33-35).
• Stabat Mater - Ao pé da Cruz quando Jesus aponta a Maria como mãe do discípulo e a este como seu filho (Jo, 19,26-27).
• Depois da Ascensão de Cristo aos céus, Maria era uma das mulheres que estavam reunidas com restantes discípulos no derramamento do Espírito Santo no Pentecostes e fundação da Igreja Cristã. (Atos 1:14; Atos 2:1-4)
E não há mais nenhuma referência ao seu nome nos restantes livros do Novo Testamento, salvo em Lucas (11, 27-28): Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram.


é maravilhoso meditarmos na vida e no exemplo de outras mães, sabemos que nossa tarefa é árdoa mais Doce, e nunca esqueça essa taarefa é intranferível...


só você pode ser a mãe de seu filho,,, em todos os sentido,,,


PARABÉNS E UM ABENÇOADO DIA DAS MÃES F.Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário